Avançar para o conteúdo principal

Ferramentas que uso em Design e são grátis

  1º 3D

Blender em vez de Maya, Vray, Zbrush, After Effects
blender.org


Era um programa que eu desconhecia até à sete meses atrás. Foi também a primeira vez que ouvi falar de open-source. Fascinou-me o facto de um programa tão robusto e tão completo ser grátis. Grande parte dos softwares de modelação 3D são muito caros, mesmo com licença mensal. E mesmo os add-ons têm de ser comprados à parte. O Blender não. Vem completo. Vem grátis.



O Blender também é conhecido por ter uma das maiores comunidades na internet de softwares 3D. Qualquer duvida pode ser esclarecida com uma rápida pesquisa no google ou no youtube.
De facto foram os meus únicos professores. Tudo o que aprendi foi através da internet.
O facto de o software ser grátis e a possibilidade de a formação também ser é uma grande vantagem do Blender relativamente a outros softwares.


Para além disso torna-se mais fácil a adaptação a um software 3D  se necessário. Um exemplo é o animador Beorn Leonard. Beorn tornou-se profissional a fazer animação no Blender e as suas animações chamaram a atenção o estúdio do Lego Movie (Animal Logic studio). Estes usavam o programa XSI mas como Beorn já tinha todas as bases com o Blender só precisou de uma formação em poucos dias. (Fontes: fonte1fonte2, IMDb)

Tal como praticamente todas as coisas, desde que se tenha as bases torna-se muito mais fácil aprender. O Blender além de poder ser usado profissionalmente, pode servir como base para aprender em numerosas áreas.



2º Video editor,
Blender em vez de DaVINCI ou Blackmagic Fusion


Blender tutorial blog

Para ver o meu video editado em Blender, clica aqui

                    
Outra coisa que o Blender faz muito bem é a sua capacidade de edição de videos.
Mas não funciona apenas como junção de faixas. Permite o uso de máscaras, correcção de cor, multiplas cameras, inclusão de objectos 3D, efeitos especiais...



É perfeito para quem quer ter uma ideia de como funcionam os softwares profissionais de video e de efeitos especiais, como o After effects, dando assim a possibilidade de se adquirir uma boa base para a edição de videos




Foi inclusive testado e usado numa produção profissional, tal como podes ver nos links abaixo

https://florestavermelha.org/2013/05/09/blender-no-nivel-do-final-cut-e-do-premiere-fizemos-o-teste-extremo/

https://florestavermelha.org/2013/06/04/de-viver-nos-rios-de-viver-nas-ruas/


https://florestavermelha.org/2013/12/06/blue_velvet-making-of-do-floresta-o-plugin-em-um-projeto-real-de-montagem/



O primeiro video que usei para aprender e ensina as mais básicas tarefas podes ver aqui
Outro canal muito bom para se aprender aqui
A comunidade do Blender é muito grande pelo que qualquer duvida basta escrever no google ou youtube.






3º Vector editor e cartazes
Inkskape em vez de Adobe Ilustrator


inkskape tutorial blog

Nada melhor que o inkskape para fazer cartazes, logótipos, alguma edição de imagem. Profissionais dizem que com uma formação completa se consegue fazer basicamente tudo o que se consegue fazer com o Adobe Ilustrator.

O inkskape é Open source, tal como o Blender, o que significa que é grátis e pode ser usado em quaisquer projetos comerciais ou não.

Além disso, tal como o Blender, possui uma grande comunidade de suporte, por isso qualquer duvida poderá ser resolvida em minutos.

É possível exportar para um vasto tipo de ficheiros como PDF, PNG, TIFF..


inkskape tutorial blog




4º Editor de imagem:Pixlr e Gimp em vez de photoshop

Para tirar fundos, mudar cores, adicionar efeitos, trabalhar com layers... É muito bom e completo e além disso é um dos softwares grátis com o funcionamento mais parecido ao Photoshop. Tenho me servido tanto dele que ainda não precisei de usar o Photoshop.

O único problema é que funciona apenas com acesso à internet. Nesse caso utilizo o GIMP, um dos softwares open source mais utilizados como alternativa ao Photoshop, considerado profissional. Saiu uma nova versão à cerca de um mês e que demonstrou ser bastante poderosa e rápida.

Como ja referi atrás em relação ao Blender, este programa permite também adquirir boas bases em edição de imagem. De facto surpreendeu me a adaptação que me deu ao Photoshop. Os passos podem variar mas a ideia geral é praticamente sempre a mesma.





5º Desenho digital Krita  ao invez de sketchbook
Krita tutorial blog












Poderoso, com layers, com uma enorme quantidade de pincéis e de ferramentas.
É muito robusto e é utilizado por bastantes artistas digitais profissionais. À semelhança do Blender possui também uma grande e crescente comunidade na internet o que torna a aprendizagem muito mais fácil.

Bons sitios para aprender:

https://docs.krita.org/en/
https://www.youtube.com/watch?v=kUXNEK8awiY







Mensagens populares deste blogue

Projecto de Aspirador Smart

Quarto feito em Blender (Click list icon to translate)

Este foi dos primeiras vezes que fiz um design de um quarto, que é uma das melhores coisas para se treinar modelação no blender. Aconcelho a toda a gente que esteja a aprender um software que não faça apenas tutoriais. É num projecto próprio que se mete na prática tudo o que se aprendeu. A imagem seguinte com o chão de madeira, feita com materiais PBR (Normal, Displacement e Specular) de forma a torná-lo mais realista. No tapete o Desplacement ajudou a crar a ilusão de pelo. É incrivel o que um simples programa grátis pode fazer, chegando muito perto dos gigantes desta indústria. Hoje em dia começa até a ser bastante utilizado em visualização de arquitetura, pois as suas possibilidades são imensas (animação, visualização VR, mudanças de cor e objectos em tempo real, poderoso renderizador...)  Apenas custa começar, mas depois torna-se até viciante. Download do software:  Blender Demoreel: Blender Cycles Meu email: antunes10hugo@gmail.co

2º quarto feito em Blender, com 360 (Click list icon to translate)

Decidi fazer mais um quarto em Blender, desta vez com simulação de tecidos e com curvas Bezier (feitios da cama). É ainda um projecto em progresso. Daqui a umas semanas partilharei um tutorial para quem esteja a começar do 0 e esteja curioso como funciona a modelação em 3D. Aprender a mexer neste software pode ser uma mais valia, ainda por cima sem gastar um cêntimo. Com ele podes imprimir em 3D, fazer visualização de arquitetura , renderização, efeitos especiais , animações e muito mais Novidade! Quarto em 360 aqui  (optimizado para pc) Comenta e subscreve ;) O primeiro quarto que fiz pode ser visto  aqui Uma animaçao com o Blender que fiz aqui Software: Blender 3D Demoreal: Cycles Blender Email: antunes10hugo@gmail.com Se queres aprender a fazer o mesmo não hesites a mandar mail Meu canal do youtube:  https://www.youtube.com/channel/UC5Kjx9d-b62phbwrr5LOHxQ