1º 3D
Blender em vez de Maya, Vray, Zbrush, After Effects
Era um programa que eu desconhecia até à sete meses atrás. Foi também a primeira vez que ouvi falar de open-source. Fascinou-me o facto de um programa tão robusto e tão completo ser grátis. Grande parte dos softwares de modelação 3D são muito caros, mesmo com licença mensal. E mesmo os add-ons têm de ser comprados à parte. O Blender não. Vem completo. Vem grátis.
O Blender também é conhecido por ter uma das maiores comunidades na internet de softwares 3D. Qualquer duvida pode ser esclarecida com uma rápida pesquisa no google ou no youtube.
De facto foram os meus únicos professores. Tudo o que aprendi foi através da internet.
O facto de o software ser grátis e a possibilidade de a formação também ser é uma grande vantagem do Blender relativamente a outros softwares.
Para além disso torna-se mais fácil a adaptação a um software 3D se necessário. Um exemplo é o animador Beorn Leonard. Beorn tornou-se profissional a fazer animação no Blender e as suas animações chamaram a atenção o estúdio do Lego Movie (Animal Logic studio). Estes usavam o programa XSI mas como Beorn já tinha todas as bases com o Blender só precisou de uma formação em poucos dias. (Fontes: fonte1, fonte2, IMDb)
Tal como praticamente todas as coisas, desde que se tenha as bases torna-se muito mais fácil aprender. O Blender além de poder ser usado profissionalmente, pode servir como base para aprender em numerosas áreas.
2º Video editor,
Blender em vez de DaVINCI ou Blackmagic Fusion
Para ver o meu video editado em Blender, clica aqui
Outra coisa que o Blender faz muito bem é a sua capacidade de edição de videos.
Mas não funciona apenas como junção de faixas. Permite o uso de máscaras, correcção de cor, multiplas cameras, inclusão de objectos 3D, efeitos especiais...
É perfeito para quem quer ter uma ideia de como funcionam os softwares profissionais de video e de efeitos especiais, como o After effects, dando assim a possibilidade de se adquirir uma boa base para a edição de videos
Foi inclusive testado e usado numa produção profissional, tal como podes ver nos links abaixo
https://florestavermelha.org/2013/05/09/blender-no-nivel-do-final-cut-e-do-premiere-fizemos-o-teste-extremo/
https://florestavermelha.org/2013/06/04/de-viver-nos-rios-de-viver-nas-ruas/
https://florestavermelha.org/2013/12/06/blue_velvet-making-of-do-floresta-o-plugin-em-um-projeto-real-de-montagem/
O primeiro video que usei para aprender e ensina as mais básicas tarefas podes ver aqui
Outro canal muito bom para se aprender aqui
A comunidade do Blender é muito grande pelo que qualquer duvida basta escrever no google ou youtube.
3º Vector editor e cartazes
Inkskape em vez de Adobe Ilustrator
Nada melhor que o inkskape para fazer cartazes, logótipos, alguma edição de imagem. Profissionais dizem que com uma formação completa se consegue fazer basicamente tudo o que se consegue fazer com o Adobe Ilustrator.
O inkskape é Open source, tal como o Blender, o que significa que é grátis e pode ser usado em quaisquer projetos comerciais ou não.
Além disso, tal como o Blender, possui uma grande comunidade de suporte, por isso qualquer duvida poderá ser resolvida em minutos.
É possível exportar para um vasto tipo de ficheiros como PDF, PNG, TIFF..
4º Editor de imagem:Pixlr e Gimp em vez de photoshop
Para tirar fundos, mudar cores, adicionar efeitos, trabalhar com layers... É muito bom e completo e além disso é um dos softwares grátis com o funcionamento mais parecido ao Photoshop. Tenho me servido tanto dele que ainda não precisei de usar o Photoshop.
O único problema é que funciona apenas com acesso à internet. Nesse caso utilizo o GIMP, um dos softwares open source mais utilizados como alternativa ao Photoshop, considerado profissional. Saiu uma nova versão à cerca de um mês e que demonstrou ser bastante poderosa e rápida.
Como ja referi atrás em relação ao Blender, este programa permite também adquirir boas bases em edição de imagem. De facto surpreendeu me a adaptação que me deu ao Photoshop. Os passos podem variar mas a ideia geral é praticamente sempre a mesma.
5º Desenho digital Krita ao invez de sketchbook
Poderoso, com layers, com uma enorme quantidade de pincéis e de ferramentas.
É muito robusto e é utilizado por bastantes artistas digitais profissionais. À semelhança do Blender possui também uma grande e crescente comunidade na internet o que torna a aprendizagem muito mais fácil.
Bons sitios para aprender:
https://docs.krita.org/en/
https://www.youtube.com/watch?v=kUXNEK8awiY
Blender em vez de Maya, Vray, Zbrush, After Effects
Era um programa que eu desconhecia até à sete meses atrás. Foi também a primeira vez que ouvi falar de open-source. Fascinou-me o facto de um programa tão robusto e tão completo ser grátis. Grande parte dos softwares de modelação 3D são muito caros, mesmo com licença mensal. E mesmo os add-ons têm de ser comprados à parte. O Blender não. Vem completo. Vem grátis.
De facto foram os meus únicos professores. Tudo o que aprendi foi através da internet.
O facto de o software ser grátis e a possibilidade de a formação também ser é uma grande vantagem do Blender relativamente a outros softwares.
Para além disso torna-se mais fácil a adaptação a um software 3D se necessário. Um exemplo é o animador Beorn Leonard. Beorn tornou-se profissional a fazer animação no Blender e as suas animações chamaram a atenção o estúdio do Lego Movie (Animal Logic studio). Estes usavam o programa XSI mas como Beorn já tinha todas as bases com o Blender só precisou de uma formação em poucos dias. (Fontes: fonte1, fonte2, IMDb)
Tal como praticamente todas as coisas, desde que se tenha as bases torna-se muito mais fácil aprender. O Blender além de poder ser usado profissionalmente, pode servir como base para aprender em numerosas áreas.
2º Video editor,
Blender em vez de DaVINCI ou Blackmagic Fusion
Para ver o meu video editado em Blender, clica aqui
Outra coisa que o Blender faz muito bem é a sua capacidade de edição de videos.
Mas não funciona apenas como junção de faixas. Permite o uso de máscaras, correcção de cor, multiplas cameras, inclusão de objectos 3D, efeitos especiais...
É perfeito para quem quer ter uma ideia de como funcionam os softwares profissionais de video e de efeitos especiais, como o After effects, dando assim a possibilidade de se adquirir uma boa base para a edição de videos
Foi inclusive testado e usado numa produção profissional, tal como podes ver nos links abaixo
https://florestavermelha.org/2013/05/09/blender-no-nivel-do-final-cut-e-do-premiere-fizemos-o-teste-extremo/
https://florestavermelha.org/2013/06/04/de-viver-nos-rios-de-viver-nas-ruas/
https://florestavermelha.org/2013/12/06/blue_velvet-making-of-do-floresta-o-plugin-em-um-projeto-real-de-montagem/
O primeiro video que usei para aprender e ensina as mais básicas tarefas podes ver aqui
Outro canal muito bom para se aprender aqui
A comunidade do Blender é muito grande pelo que qualquer duvida basta escrever no google ou youtube.
3º Vector editor e cartazes
Inkskape em vez de Adobe Ilustrator
Nada melhor que o inkskape para fazer cartazes, logótipos, alguma edição de imagem. Profissionais dizem que com uma formação completa se consegue fazer basicamente tudo o que se consegue fazer com o Adobe Ilustrator.
O inkskape é Open source, tal como o Blender, o que significa que é grátis e pode ser usado em quaisquer projetos comerciais ou não.
Além disso, tal como o Blender, possui uma grande comunidade de suporte, por isso qualquer duvida poderá ser resolvida em minutos.
É possível exportar para um vasto tipo de ficheiros como PDF, PNG, TIFF..
4º Editor de imagem:Pixlr e Gimp em vez de photoshop
Para tirar fundos, mudar cores, adicionar efeitos, trabalhar com layers... É muito bom e completo e além disso é um dos softwares grátis com o funcionamento mais parecido ao Photoshop. Tenho me servido tanto dele que ainda não precisei de usar o Photoshop.
O único problema é que funciona apenas com acesso à internet. Nesse caso utilizo o GIMP, um dos softwares open source mais utilizados como alternativa ao Photoshop, considerado profissional. Saiu uma nova versão à cerca de um mês e que demonstrou ser bastante poderosa e rápida.
Como ja referi atrás em relação ao Blender, este programa permite também adquirir boas bases em edição de imagem. De facto surpreendeu me a adaptação que me deu ao Photoshop. Os passos podem variar mas a ideia geral é praticamente sempre a mesma.
5º Desenho digital Krita ao invez de sketchbook
Poderoso, com layers, com uma enorme quantidade de pincéis e de ferramentas.
É muito robusto e é utilizado por bastantes artistas digitais profissionais. À semelhança do Blender possui também uma grande e crescente comunidade na internet o que torna a aprendizagem muito mais fácil.
Bons sitios para aprender:
https://docs.krita.org/en/
https://www.youtube.com/watch?v=kUXNEK8awiY